Pânico: quando perdemos o controle do medo.

O termo Pânico, em si é bastante compreendido, para todos. Conforme já descrito no texto sobre Ansiedade, presente neste site, a ansiedade é um estado de alerta e perigo em relação à situações diversas. Normalmente esse estado de alerta é gerado por pensamentos e sentimentos que cada um nós temos frente a situações específicas. A clínica de psicologia e psiquitria Psico Soul está localizada no bairro do Bom Clima, em Guarulhos, e atende pessoas que enfrentam dificuldades em relação ao medo. Uma dessas dificuldades é o Pânico. Mas afinal o que é Pânico?

O Pânico pode ser retratado como um Ataque de Pânico ou Transtorno do Pânico. Quando a pessoa está tendo um Ataque de Pânico, são percebidas sensações fisiológicas e emocionais. Os sintomas mais comuns são: Palpitação, Respiração acelerada, Medo de sentir novamente tais sintomas, Medo de Morte, Medo de Perder o Controle, Tremor etc. No ataque de Pânico, a pessoa tem uma efetiva sensação de que corre perigo iminente e supervaloriza esta percepção, levando-a a sensações crônicas. Constantemente, pacientes com Pânico relatam não compreender a relação do ataque com os pensamentos catastróficos e insistem que podem ter outra doença, porém esta é descartada após investigações médicas.

O tratamento medicamentoso para o transtorno do pânico pode ser considerado pelo médico psiquiatra, que avaliará a condição do paciente e o grau de comprometimento da doença. O atendimento psiquiátrico é comum nesses casos e indicado quando não há resposta somente da terapia ou em sua fase aguda.

A psicoterapia com base na Terapia Cognitivo Comportamental, visa ajudar o paciente a compreender a relação dos sintomas com seus processos de pensamento, compreensão de mundo e crenças. Após, auxilia o paciente no enfrentamento e reformulação deste estado de saúde emocional. A clínica de psicologia e psiquiatria Psico Soul dispõe de psicólogos clínicos e médico psiquiatra especializados para o tratamento do Transtorno de Pânico em Guarulhos.