Terapia Cognitiva ajuda no tratamento para o TOC transtorno obsessivo compulsivo em Guarulhos

Tratamento psicológico para TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo

 

A Psico Soul Psicologia e Psiquiatria Clínica, localizada no Bom Clima, em Guarulhos, tem serviço especializado, focado no tratamento com psicólogo para o TOC com TCC terapia cognitivo comportamental.

 

O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) é um transtorno mental considerado grave que atinge homens, mulheres e crianças. Entre as crianças o TOC se manifesta geralmente em meninos e a partir dos 14 anos não tem especificação de sexo, muito raramente alguém irá apresentar os sintomas inicias de TOC após os 40 anos de idade. É considerado uma das doenças mais incapacitantes, em virtude das restrições que ele gera aos pacientes.

 

O TOC é caracterizado pelas obsessões e/ou compulsões que consomem tempo e interferem efetivamente na rotina do paciente (Exemplo: ao chegar em casa, lavar as mãos excessivamente ou uma quantidade específica de vezes pois acredita que uma doença grave lhe acometerá). O pensamento de que algo muito desagradável vai acontecer é um gatilho para a ansiedade, medo e sofrimento caso não o cumpra o ritual, em alguns casos o paciente tem ciência que se não cumprir o ritual não acontecerá nada de grave mas mesmo assim não consegue controlar o ritual ou o padrão de pensamento - comportamento. Por vezes o TOC está diretamente ligado a outras queixas, tais como ansiedade e depressão e traz uma enganosa sensação de alívio ao paciente ao cumprir com o que se estabelece (rituais e compulsões específicas para cada caso), ou seja cada vez mais o TOC se torna nocivo pois gera a falsa impressão de alívio e reforça este comportamento que é muitas vezes danoso ao paciente.

 

O TOC se manifesta inicialmente de maneira leve e às vezes despercebido, porém ele se agrava com o passar do tempo, por isso, na maioria das vezes é tratado quando está em um estágio avançado, pois os pacientes têm dificuldade em distinguir comportamentos associados ao transtorno de comportamentos dentro da “normalidade” ou até mesmo por vergonha. Em alguns casos os pacientes paralisam a sua própria vida para viver em função do transtorno, abandonam estudo, trabalho, vida social e etc.

 

Mas afinal, qual a importância do tratamento psicológico do TOC com base na Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)?

 

O psicólogo clínico que atende com base na Terapia Cognitivo Comportamental tem uma das ações mais eficazes para o tratamento e com menor taxas de recaídas aos sintomas. Fazemos um trabalho em conjunto com a família, investimos na psicoeducação junto ao paciente e família e identificamos a sua estrutura cognitiva e comportamental. O foco do tratamento está em auxiliar o paciente na compreensão e questionamentos dos pensamentos voltados para a doença e reformulação dos comportamentos, ou seja, na melhora dos Pensamentos (Obsessão) e dos Comportamentos (Compulsões).

O tratamento com médico psiquiatra também pode ser indicado dependendo do grau de sofrimento e ou comprometimento do indivíduo. Essa avaliação psiquiátrica somente o médico poderá fazer e dizer se necessário o tratamento medicamentoso para o paciente que sofre com o transtorno obsessivo compulsivo, baseado no histórico e na condição do paciente, o psiquiatra saberá qual a melhor conduta clínica a ser adotada.

 

Entre em contato com a Psico Soul Psicologia e Psiquiatria Clínica e agende um horário com um dos nossos profissionais psicológos clínicos para o tratamento psicológico adequado do TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo, com a TCC - Terapia Cognitivo Comportamental, agora também conta com atendimento médico ambulatorial em psiquiatria em Guaruhos. Agende hoje mesmo a sua consulta com o nosso psiquiatra em Guarulhos com preço barato e acessível.