O que é Psicoterapia?

O-que-e-psicoterapia.jpg

Mas afinal o que é psicoterapia? 

      A psicoterapia é um tipo de terapia realizada por um profissional de psicologia. É um processo científico e humanizado no qual há uma relação profissional entre o psicólogo e paciente, onde são tratos temas voltados para questões psicológicas como por exemplo:

e diversos outros transtornos de forma geral, queixas de cunho do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal (por ex. orientação vocacional, conflitos conjugais com a ajuda da Terapia de Casais, problemas de aprendizado com a Terapia Infantil, autoconhecimento, traumas, fobias, avaliações diversas etc).

    O paciente pode procurar por modalidades de atendimento de psicoterapia individual, infantil, adulto, casal, familiar, domiciliar, on line etc.

 

    Qual a diferença da Psicoterapia com base na Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) em relação às outras abordagens?

    Todas são psicoterapia, mas a diferença está na estrutura teórica que a TCC propõe. O objetivo é auxiliar o paciente a perceber que as avaliações cognitivas dos fatos podem influenciar a resposta a esses fatos (Mahoney, 1974), utilizando de técnicas comportamentais para conduzir a terapia e avaliar sua evolução.

    O destaque da TCC é o emprego de um estilo de relação terapêutica altamente colaborativa, focada, pragmática, simples e voltada para ação. Uma boa aliança de trabalho é a parte essencial para tratamento (Wright, Basco e Thase, 2008).  É uma abordagem focada na resolução dos problemas apresentados por seus pacientes, utilizando uma natureza educativa, estimulando que seus pacientes desenvolvam habilidades terapêuticas para auto aplicação (Knapp, 2004).

 

Sobre uma sessão em TCC (terapia cognitivo comportamental)

    A sessão de uma Terapia Cognitivo Comportamental, normalmente, tem a duração de 50 min e de casal 1:30min. A frequência semanal é avaliada pelo psicoterapeuta, e acordo com a queixa do cliente e suas especificidades. Além da dialética tradicional em todas as abordagens psicológicas, o terapeuta TCC além se utiliza de técnicas eficientes e exclusivas, bem como, de exercícios práticos, tarefas de casa, e se necessário e permitido pelo paciente, também há intervenção junto a família e grupos sociais (como por exemplo a escola).

 

Escrito em 13/05/19 por

Vitor Misael Silva

Psicólogo clínico

 

BIBLIOGRAFIA

Knapp, P. Terapia cognitivo-comportamental na prática psiquiátrica / organizado por Paulo Knapp – Porto Alegre : Artmed, 2004.

Wright, J. H. Aprendendo a terapia cognitivo-comportamental: um guia ilustrativo / Jesse H. Wright, Monica R. Basco, Michael R. Trhase : tradução Monica Giglio Armando – Porto Alegre: Artmed, 2008.