Bons Resultados no tratamento para dependência química em Guarulhos

Tratando a Dependência Química em Guarulhos

Quando falamos em Dependência Química, é extremamente necessário firmar o quanto se faz necessário que o profissional de saúde tenha um conhecimento aprofundado no tema, pois é uma área de bastante complexidade.

A clínica de psicologia e psquiatria PsicoSoul oferece  tratamento psicológico especializado pela UNIFESP em Dependência Química em Guarulhos e  também conta com atendimento médico psiquiátrico para esses pacientes.  

Mas afinal, o que é Dependência Química?

A Dependência Química é o conjunto de sintomas psicológicos, comportamentais e físicos, que giram em terno do uso de alguma substancia psicoativa. Mesmo observando qualquer prejuízo no consumo desta droga, o paciente que necessita do tratamento para dependência química não interrompe seu uso.

Também observa-se um forte prejuízo em diversas áreas da vida destes pacientes. Isso varia de acordo com o grau de consumo, tipo de substancia e fatores ambientes e internos de cada indivíduo. Porém, o que há em comum para todos é a restrição social e prejuízo na saúde de cada paciente. 

Os prejuízos causados pelo uso de drogas, podem afetar a vida profissional, acadêmica, familiar, saúde física e mental, conjugal, social e outros.

 

Os pacientes que consomem substâncias psicoativas (drogas) são divididos em dois tipos: consumires abusivos e dependentes. 

 

Tanto os pacientes que atendem os critérios de dependência química, como os que fazem uso abusivo, precisam de tratamento psicológico e algumas vezes demandam cuidados de um médico psiquiatra que avalia a condição geral do paciente e orienta na melhor conduta de tratamento.

 

Também encontramos duas divisões de drogas, as lícitas e as ilícitas.

O tratamento não é voltado apenas para quem consome drogas ilícitas. Qualquer substancia psicoativa é capaz de trazer prejuízos significativos na vida de qualquer pessoa.

 

Exemplo de drogas lícitas:

Ãlcool

Tabaco

Medicamentos sem receita

Benzodiazepinicos

Cafeina

 

Exemplo de drogas ilícitas:

Maconha

Cocaína

Crack

Anfetaminas

Opioides

 

A Terapia Cognitivo Comportamental tem bastante sucesso na Dependência Química. A estrutura de tratamento da TCC (vide link explicativo) favorece fortemente no tratamento. Uma vez que visa tanto aspectos psicológicos como comportamentais, bem como, a aceitação da parceria de diversas abordagens, como o acompanhamento médico, grupos de autoajuda e espiritualidade. Além dos conceitos básicos, outros destaques no tratamento para Dependência Química com base na Terapia Cognitivo Comportamenal são: Psicoeducação, Manejo e Controle de Fissura e das Contingências, Treino de Habilidades Sociais e Prevenção de Recaída. Nossos psicoterapeutas para dependência química em Guarulhos e quando necessário o atendimento com o médico psiquiatra, podem te ajudar a vencer essas etapas.